• "ACEITAR OS DESAFIOS FAZ-NOS GRANDES, VENCÊ-LOS TORNA-NOS IMORTAIS!"

Dourogranfondo


5 DE MAIO 2019
+

Alto Douro Vinhateiro

Alto Douro Vinhateiro

Com praticamente 900 km de extensão em território português, o Rio Douro atravessa o norte do país da mesma forma que as grandes artérias atravessam o corpo humano, transportando sangue e vida. Pois é isso mesmo que está via aquática tem significado ao longo dos séculos para as suas gentes: vida!
"De ouro" ou "duro" , a origem do seu nome confunde-se com o seu carácter, indomável e ao mesmo tempo precioso.

Nas suas margens são cultivados alguns dos melhores vinhos mundiais, nomeadamente aquele que lhe dá mais fama, o Vinho do Porto, e que anualmente atrai milhares e milhares de turistas a um cenário que conjuga como poucos a beleza natural e as transformações operadas pela mão humana.
O Alto Douro Vinhateiro é a mais antiga região demarcada do mundo (1756), tendo sido declarada Património Mundial da UNESCO em 2001. Desde 1990, é completamente navegável, desde o Porto, onde está a Foz do rio, até Barca d'Alva, num total de 210 km.

Região turística por excelência, o Alto Douro Vinhateiro conta, desde 2014 com outro Ex Libris, o Love Tiles Douro Granfondo, o maior evento de ciclismo para todos em Portugal e que anualmente tem atraído mais de 3000 amantes da modalidade às suas estradas e paisagens deslumbrantes. Entre estes, contam-se muitos estrangeiros, oriundos das mais diversas nacionalidades, constituindo assim mais um polo de atração desta maravilhosa e acolhedora região.